13 setembro, 2011

Uma profecia que se realiza.

          Estive pensando...Quantas vezes impedimos que pessoas maravilhosas entrem em nossas vidas por causa de uma primeira impressão? "Ah, não fui com a cara daquela menina, parece ser tão metida!" Quantas vezes você já pensou algo nesse sentido ou soube que pensaram desse modo sobre você? Como diz o dito popular : A primeira impressão é a que fica. E o mais surpreendente é que ele está certo!
       Em psicologia social, estuda-se como a influência social causa alterações no comportamento do indivíduo. Por mais que ele tenha uma determinada personalidade, dependendo do contexto em que está, pode tomar atitudes completamente paradoxais com os seus princípios. Existe um conceito chamado de efeito de prioridade, o qual prova o dito popular referido acima. Formamos esquemas mentais como forma de armazenar nosso conhecimento, como livros em uma biblioteca. E os formamos com base nas primeiras informações que recebemos, ou seja, as primeiras impressões.
         Ao ler o meu livro, me surpreendi com a ocorrência de diversas situações no nosso cotidiano que, muitas vezes, passam despercebidas. Pense na seguinte situação: Se você considera uma pessoa antipática, por exemplo, você acaba criando um pré-conceito da referida pessoa. Sem perceber, você acaba tratando-a de tal modo que ela começa a ser realmente antipática com você.Em psicologia, essa situação chama-se Profecia auto-realizadora. Quantas vezes nessa vida já profetizamos coisas tão sem sentido? Vamos pensar melhor no julgamento que fazemos...Podemos estar excluindo pessoas maravilhosas de nossas vidas!

Uma ótima semana, repleta de boas profecias!
Beatriz Amorim

18 comentários:

  1. É verdade! Precisamos tomar cuidado com os esquemas de pessoas que elaboramos em nossas mentes para não cairmos na tal da profecia auto-realizadora.
    E é como você mesma disse, Bia. Nossos pré-conceitos podem nos impedir de deixar entrar pessoas maravilhosas em nossas vidas.
    Parabéns pelo novo blog. Aqui, com certeza, poderemos trocar diversas experiências juntas! Afinal, fazemos o mesmo curso!

    Beeeijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Contudo, como pode alguém que nunca nos viu “julgar – nos…” ? estou a referir-me aos blogs… no entanto, aplicamos a mesma teoria……

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia,
    Pode até ser que julguemos inconscientemente as pessoas, mas ao percebermos devemos parar e nos policiar. Ninguém pode julgar ngm. Nem ter pré-conceitos...Eu procuro agir assim, e raramente não bato com alguém, mas quando isso acontece fico alerta, é mais lance de intuição...=)
    Bjs lindona.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Bia,
    Adorei esse espaço, você compartilhando conosco seu aprendizado valioso do comportamento humano, excelente.
    Dito de forma poética: quando pomos os olhos em alguém num instante em que a aura dela não está em seu melhor ângulo, podemos deixar fecundar em nós uma erva daninha que sufoca a linda planta que pode ser essa pessoa. Com isso, nos privamos de provar seus melhores frutos.
    Abraço com carinho para você!

    ResponderExcluir
  5. Tantas e tantas vezes já caí nesse preconceito!!
    Vou prestar mais atenção e evitar esses pré-julgamentos!

    ResponderExcluir
  6. Bia querida do meu core, apesar da gente se fixar nesse lance de que "a primeira impressão é a que fica" temos que nos policiar para não lançarmos julgamentos falsos, pois exatamente por não conhecermos a pessoa não sabemos o que está se passando na vida e o porque de agir ou fazer tal coisa. Se tem uma coisa que aprendi é que todos, sem exceção têm seu lado bom, tem seu lado doce. Alguns apenas não gostam de demonstrar ou não demonstram pra todos.

    Adorei o que escreveu futura psicóloga!
    Ano que vem pretendo fazer outra facul, vai ficar master corrido, pois o curso que quero não tem aqui na minha city, então vou trabalhar de dia e ir pra facul numa cidade aqui perto à noite...não sei o que será do meu bloguito, mas tudo por conseguirmos alcançar meus sonhos, assim como vc o fez :)

    bjokitas com carinho imenso querida!!!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que todos já passamos por essa situação. Depois, quando convivemos melhor com as pessoas, até rimos da antipatia inicial. Lamentável, quando não permitimos essa aproximação, mas quando ela ocorre, ainda que involuntariamente, temos muitas surpresas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Bia , que isso seja um aprenizado pra todos nós ,
    que possamos entender que nem tudo que parece é
    e se dar uma chance de conhecer o próximo sempre .

    Beijos ! e viva a psicologia :)

    ResponderExcluir
  9. Olá Bia, realmente isso é uma realidade, o nosso pré-julgamento nos faz perder riquíssimas amizades! Já pré-julguei pessoas, que hoje não consigo viver sem...
    Devemos dar uma chance do outro mostrar quem realmente e esperar para nos maravilhar, afinal acredito que todas as pessoas são apaixonantes!
    Boa noite e ótima quinta pra você tbm!
    Seguindo aqui tbm, viu? Bjoo..♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida,
    Parabéns por este novo espaço! Creio que vou aprender muito por aqui.
    Já fui vítima desta avaliação prematura. A própria pessoa me disse depois. Contou-me que me achou antipática à primeira vista, mas quando conversou comigo ficou surpresa. Por isto devemos nos abster
    de julgarmos alguém pela primeira impressão.
    Sucesso aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Beatriz,

    que legal sua ideia de fazer um blog para comungar de seus aprendizados sobre psicologia. Porque você faz isso não de forma teórica e talvez enfadonha ou difícil, mas de forma poética ou de forma simples, clara, dando-nos vontade de querer ler mais e mais e nos descobrir entre os ensinamentos que nos proporciona.

    gostei demais e quero voltar sempre por aqui para ler você.

    este seu novo leitor deixa para ti um abraço.

    ps: você é de Taguatinga, puxa!! Eu sou de Taguatinga também, mas estou morando em Águas Claras. Mas que bom que nos encontramos e saber que você está tão perto.

    ResponderExcluir
  12. Sim... É perfeitamente lógico. Eu costumo dizer que seus pensamentos tem poder, mas não em decorrência de "metafísica" ou seja lá o que for. É pelo simples fato de que quando você acredita que algo é de determinada forma você infalivelmente acaba agindo de modo a fazer com que aquela coisa seja dessa ou daquela forma... concordo com você.

    ResponderExcluir
  13. Oi linda amei seu novo blog e ja estou seguindo.
    Vou aguardar sua visitinha por lá.
    Meus cantinhos:
    Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
    Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
    Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
    //(,")\\
    .//_\\.
    _| |_................Beijosssss simara

    ResponderExcluir
  14. Oi querida, vi que esta cursando psicologia, tenho também essa vontade, ou psicologia ou jornalismo, mas vamos ver... Amei o blog!
    Obrigada pela visita no meu blog!
    Passando aqui e retribuindo
    To participando de um concurso se vc pudesse passar aqui e votar:
    http://theattitudeincluded.blogspot.com/2011/09/votacoes-concurso-blog-vs-blog-2.html
    ficaria bem feliz, é o blog "dreamer"
    Deus abençoe
    http://asoonhadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Bia querida,
    Que bom que você trará seus conhecimentos de psicologia para que nos conheçamos melhor e para que aprendamos a conhecer as pessoas que nos cercam com maior intensidade. Isto só nos faz crescer mais e aprender a convivência com os demais de maneira melhor. Parabéns pelo blog. Adorei!
    Um grande beijo,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  16. Amiga, passo a seguir estas páginas, mas o outro blog, continuará funcionando?
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. seguindo vc
    me segui tbm http://intensamenteamor.blogspot.com/ bjuss

    ResponderExcluir
  18. O blog ta lindo, e com textos maravilhosos, amei,se puder participe do mês de comemoração de 1 ano de blog UNIVERSO PARALELO, mande por comentário um texto,poema, ou verso, e postarei durante o mês,
    beijos

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)!
Agradeço desde já a visitinha ao meu cantinho.
Espero, sinceramente, que tenha gostado e que o veja novamente por aqui!

O seu comentário será muito bem-vindo!
Acredito que o blog é uma forma de crescermos mais como seres humanos e nada melhor para isso que compartilhar experiências e pensamentos!

Desde já agradeço pelo carinho!
Beijinhos!