18 setembro, 2011

Estigma

A Psicologia Social também se preocupa com um assunto relacionado muito com o preconceito e com as impressões que formamos sobre outras pessoas. Estigma, para quem não sabe, está relacionado com a "informação social", ou seja, com a informação que o indivíduo transmite sobre si. 
A sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas. Então, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua "identidade social". Durante o tempo todo estamos fazendo algumas afirmativas em relação àquilo que o indivíduo que está a nossa frente deveria ser. 
Pode acontecer de surgir evidências de que o estranho possui um atributo que o torna diferente dos outros. E aí, aparece o problema: deixamos de considerá-lo uma criatura comum, reduzindo-o a uma pessoa estragada e diminuída. Tal característica é uma estigma, principalmente quando o seu efeito de descrédito é muito grande. 
Dessa forma, o termo estigma, será usado em referência a um atributo profundamente depreciativo. Fazemos vários tipos de discriminações. Utilizamos termos específicos de estigma como aleijado, bastardo, retardado,   baitola em nosso discurso sem, no entanto, pensar no seu significado original. 
E o estigmatizado? Como se sente? De antemão, vem aquela sensação de "O que será que estão pensando de mim?
São olhares, gestos e palavras... Pessoas estigmatizadas sofrem diariamente preconceito pela sua situação que, de uma forma ou de outra, os diferenciam dos demais. Devemos nos policiar para não deixar que nossas impressões os inferiorizem, afinal... Independentemente de suas características, são seres humanos como nós e DEVEM  ser tratados de forma igual.
Para finalizar, vale ressaltar que um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade do outro, portanto, ele não é nem honroso nem desonroso. Daí o cuidado especial que devemos ter com as generalizações. 
É o momento de rever nossos conceitos e parar para analisar como agimos perante os outros. Vamos praticar esse exercício! 

Para mais informações sobre o assunto, sugiro esta obra (na qual me baseei para escrever o post): 
GOOFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
Tenham todos uma ótima semana!  
Marina Coelho.

8 comentários:

  1. Pior ainda deve ser ser-se ignorado!
    Mas o estigma é suficientemente ghettizador!

    ResponderExcluir
  2. Biazita, é aquele lance "não faça com o outro o que não quer que faça consigo". Se queremos ser respeitados, assim devemos tratar o próximo, com total respeito.

    bjokitas pra ti flor!!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. agora fiquei com vontade de comprar o livro O.o

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.

    Adorei!!
    O pior de tudo é que; uma vez que ninguém é perfeito, qualquer atitude desumana, é por si, hipócrita.

    Tenha um lindo fim de semana.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  5. Bia
    Concordo com o nosso querido amigo mfc, pior que o preoconceito, que sem dúvida é uma erva daninha que deve ser eliminada, é também o fato de ser ignorado!Bjkas com carinho, dona sumida. Estoiu com saudades!

    ResponderExcluir
  6. Sempre bom vir aqui, aprender com você.
    Perfeito o post.
    Um alerta para uma rica reflexão sobre o tema! Bjkas com carinho!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Beatriz

    Muito bom a sua companhia nesse ano de 2011 comigo lá nos meus blogs!

    Boas Festas!

    "Desejo a você em 2012... 365 dias de felicidades, 52 semanas de saúde e prosperidade, 12 meses de amor e carinho; 8.760 horas de paz... Que neste novo ano você tenha 1.000 motivos para sorrir..."
    Bjkas com super carinho!

    ResponderExcluir
  8. Feliz Natal, mas não somente feliz no Natal e sim a cada momento da vida e com os amados e os que te amam, feliz a cada palavras lida ou as tuas escritas, feliz em saber que a vida ainda vale a pena e que amar não tem precisão, mas é necessário, feliz e simplesmente com teu sorriso, obrigado e tenha um noite saborosa e com harmonia, mas ale de tudo isso não esqueça de olhar para as estrelas e me enviar um sorriso cheio de energia boa e azul,beijos !!!

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)!
Agradeço desde já a visitinha ao meu cantinho.
Espero, sinceramente, que tenha gostado e que o veja novamente por aqui!

O seu comentário será muito bem-vindo!
Acredito que o blog é uma forma de crescermos mais como seres humanos e nada melhor para isso que compartilhar experiências e pensamentos!

Desde já agradeço pelo carinho!
Beijinhos!