26 fevereiro, 2012

TOC- Transtorno Obssesivo Compulsivo

Hoje em dia, os transtornos de ansiedade estão entre as doenças mais comuns e vários estudos vêm apontando que estes reduzem, em grande escala, a qualidade de vida dos pacientes. Apesar de apresentarem pontos em comum, afetam de forma diversificada as diversas áreas do cotidiano dos portadores. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), mais do que qualquer outro transtorno de ansiedade, é caracterizado por curso crônico, com uma grande frequência na variação da intensidade dos sintomas. (Eisen & Rasmussen, 1992, como citado em Niederauer, 2007).

“Geralmente a pessoa realiza uma compulsão para reduzir o sofrimento causado por uma obsessão.”

                  
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões. As obsessões são ideias, pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e persistentes que provocam ansiedade. Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que visam reduzir a ansiedade e afastar as obsessões. Geralmente a pessoa realiza uma compulsão para reduzir o sofrimento causado por uma obsessão. Para se fazer um diagnóstico de TOC é necessário que o nível da sintomatologia interfira no funcionamento social, interpessoal, ocupacional ou acadêmico do indivíduo e que os sintomas ocupem mais de uma hora por dia (DSM-IV, 1995, como citado por Gonzalez, 1999).
A pesquisa de Hollander et al (1996, como citado em   Niederauer,2007) revelou que 70% dos portadores apresentavam problemas nas relações familiares devido ao transtorno e 66% tinham dificuldades para fazer amizades e socializar-se. Observou-se que o TOC prejudicava o funcionamento social e ocupacional em mais de 50% dos indivíduos, sendo que 59% referiram o sofrimento de moderado a grave provocado pelas obsessões no domínio de bem-estar da qualidade de vida e 51% pelas compulsões.  Metade dos portadores tinha ideação suicida e quase 13% já havia cometido pelo menos uma tentativa de suicídio. Outro indicador de prejuízo no bem-estar foi abuso de álcool (18%) e outras drogas (13%)

“O tempo gasto na realização de rituais, o isolamento social e as desavenças familiares também parecem contribuir para o aumento do sofrimento e dos prejuízos na qualidade de vida.”

Em resumo, os indivíduos com TOC possuem muitos medos, são supersticiosos, perfeccionistas e envergonham-se de realizar os rituais, ocasionando brigas frequentes e isolamento, ao passo que portadores de esquizofrenia demonstram embotamento afetivo, falta de empatia e cuidados de higiene, e ainda costumam ser desconfiados, o que acarreta dificuldades de relacionamento e isolamento social. Isso explica por que ambas as doenças causam prejuízos importantes na realização de atividades diárias e nas relações sociais dos portadores, gerando intenso sofrimento. (Niederauer,2007)

Quer saber mais?

Referências:

Fontanella, B. J. B.(2006). Adolescente com compulsão de assistir TV: relato de caso. Revista de Psiquiatria do      Rio Grande do Sul 28(2), 211-214.

Niederauer, K. G. et al (2007). Qualidade de Vida em indivíduos com transtorno obsessivo-compulsivo: revisão da literatura. Revista Brasileira de Psiquiatria,29 (3), 271-278.

Gonzalez, C.H (1999). Transtorno obsessivo-compulsivo. Revista Brasileira de Psiquiatria, 21 (2), 31-34.

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=79 Estraído em 25/11/2011.



9 comentários:

  1. Na sabedoria e na egenuidade de tuas mãos nos revela numa simples gravura daquilo que somente os pensamentos podem ler de uma imagem que reflete aquilo que sentimos e desejamos quando nos falta crer de que de uma forma ou de outra fata vc.....com sua simpatia e seu carisma...bj linda...bem no seu coraçaozinho

    ResponderExcluir
  2. Leio com muito interesse os seus textos.
    Continue, por favor!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que goste! (:
      Com certeza continuarei a postar!
      Beijos

      Excluir
  3. Boa noite, querida amiga Beatriz.

    Ótima matéria!
    Isso é tão incômodo para quem tem...

    Beijos.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  4. Estas páginas são sempre esclarecedoras. Grata por partilhar. Fazia tempo que não passava por aqui. Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi flor! Amei teu blog, estou seguindo ele!
    Tenha um ótimo restinho de final de semana!
    Se cuida, bjão ;**

    (www.gabs-13.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  6. Beatriz, querida, não sabia da existência desse seu blog. Menina, fiquei surpresa quando abri e vi que tratava de assuntos tão legais. Psicologia é uma área que amo... Me lembro que você havia falado no seu outro blog que cursava isto na UnB, e fiquei muito contente em saber disso. E agora mais ainda por estar aqui.
    Que você e a amiga Marina possam dar continuidade por aqui. Minha sugestão é que para não confundir a cabecinha de vocês, já que vocês estudam e eu entendo que o tempo pra blogar é pouquíssimo... então sugiro que vocês façam deste espaço um verdadeiro meio de troca de experiências e conhecimentos... Procurem outros alunos de psicologia pelo facebook e outras redes sociais, e se ainda assim estiver complicado, acho que vocês podem continuar postando por aqui uma vez na semana, sabe como? Trazendo pra gente a experiência de vocês no decorrer da semana. Algumas postagens vão ficar enormes enquanto outras vão ser bem pequeninas. Mas o importante é que não deixem de postar. Não precisa necessariamente ser temas que vocês viram nas aulas da faculdade, mas pelo contrário, podem ser situações que você presenciaram ou tomaram conhecimento na semana, acharam interessante e vieram partilhar. Para isso é bom observar as coisas ao redor com mais cautela e depois chega aqui pra contar pra gente.

    Ah, não me achem careta por vir aqui pela primeira vez e já querer dar ordens... rsrsrs, na verdade, são apenas opiniões. É que eu também penso em fazer psicologia, daí sempre me interesso com assuntos relacionados isso. E tenho certeza que hei de aprender muito por aqui.

    Obrigada as duas pela atenção e paciência comigo.
    Beijinhos. Que Jesus abençoe e ilumine o coraçãozinho de vocês!

    ResponderExcluir
  7. Beatriz! Adorei seu blog!! Obbrigada por visitar o meu! Adoro temas psicologicos! Estarei sempre por aqui! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns.
    Com votos de grandes vitórias.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, faça-o de forma a que possa encontrar seu blog para segui-lo também.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

Olá querido(a) leitor(a)!
Agradeço desde já a visitinha ao meu cantinho.
Espero, sinceramente, que tenha gostado e que o veja novamente por aqui!

O seu comentário será muito bem-vindo!
Acredito que o blog é uma forma de crescermos mais como seres humanos e nada melhor para isso que compartilhar experiências e pensamentos!

Desde já agradeço pelo carinho!
Beijinhos!